Ao longo dos últimos 3 meses tudo tenho feito para manter o blog o mais actual possível. No entanto, de há um tempo para cá, tal não tem sido possível. Umas vezes por falta de tempo, outras por falta de material, outras por pura falta de inspiração. Mas, na maior parte das vezes, e como já tinha alertado anteriormente, tal deveu-se ao estudo que tenho vindo a fazer relativamente às vendas no quiosque. Assim sendo, e como tudo tem um fim, venho por este meio... partilhar mais um capítulo desse estudo:
"O fim... do mês"!
Já tinha uma ideia sobre o fenómeno fim do mês, mas o estudo das vendas das últimas 4 semanas veio não só confirmar essa ideia, como reforçá-la.
A
teoria do fim do mês no quiosque diz que, e passo a citar o autor (eu próprio), "...
uma boa parte da fatia de clientes que esteja determinado a fazer compras no quiosque vai fazê-lo precisamente no final do mês, quando recebe o seu ordenado".
A primeira questão que se coloca, partindo do princípio que tal teoria se confirma, é: "
essas compras são efectuadas em quê?".
Vamos começar por ver o comportamento das mulheres...
Período de maior lucro - 27/11 a 3/12
Período de maior lucro de revistas - 27/11 a 3/12
Período de maior lucro de colecções - 27/11 a 3/12
Agora os homens...
Período de maior lucro - 27/11 a 3/12
Período de maior lucro de revistas - 27/11 a 3/12
Período de maior lucro de colecções - 27/11 a 3/12
E o total...
É fácil concluir que o cliente, homem ou mulher, escolhe o fim/início do mês para comprar mais... revistas e colecções.
Atentem no gráfico dos lucros de colecções, por semana:
(clicar na imagem para ampliar)Lá está... 27/11 a 3/12 a dominar.
E agora o gráfico dos lucros de revistas, dia por dia:
(clicar na imagem para ampliar) O lucro dos dias 28, 29 e 30 de Novembro é praticamente o dobro da média das 4 semanas!
Já agora, atentem nos domingos, fraquíssimos em termos de venda de revistas, e no 24 de Novembro, o dia da grande tempestade que fez abanar o quiosque.Curiosamente, a teoria do fim do mês não se verifica na venda de jornais. Bem pelo contrário:
(clicar na imagem para ampliar) Perante estes dados, como pode o quiosque actuar? Aumentar a exposição de revistas e colecções nos dias em causa? Impossível. A capacidade máxima de exposição é atingida todos os dias. Penso que está fora de questão utilizar a técnica "
porque não leva 2 records, não vá 1 estragar-se...?", mas fazer um pequeno
forcing para juntar uma revista ao jornal poderá tornar-se produtivo. Mais ideias?
Brevemente, mais capítulos da saga do estudo.