- Bom dia!
- Bom dia ou boa tarde?... Já passa do meio-dia. Tem horas?
- Meio-dia e dez.
- Então é boa tarde :) Mas de facto ainda não almocei, se calhar é mesmo bom dia. Já almoçou?
- Ainda não.
- Então para si é bom dia. E para mim também, ainda não almocei eheh. Mas se já passa do meio-dia já é de tarde. Mas aceito que diga "bom dia", se ainda não almoçou :) Disse "bom dia" porque ainda não almoçou ou porque pensava que ainda não era meio-dia?
- Disse "bom dia" para o cumprimentar. Embora tenha a certeza que ainda não almocei, não foi por isso que disse "bom dia". Disse "bom dia" porque "bom dia" é mais universal. Só digo "boa tarde" quando há mesmo certezas que estamos de tarde, e quando toda a gente do mundo já almoçou, excepto os que ainda não acordaram. Ou até mesmo quando quem me cumprimenta primeiro, o faz com "boa tarde". Nesse caso retribuo o "boa tarde", mesmo que ainda não seja meio-dia ou mesmo que ainda não tenha almoçado ou até mesmo quando não haja indícios que a pessoa em questão tenha almoçado.
- Mas...
- E às vezes vou disparado para dizer "bom dia" e a pessoa atira-me com "boa tarde" e sai-me qualquer coisa como "bo diarde". Quer dizer, a mim soa-me claramente a "bo diarde", mas para o cliente soa como se eu estivesse a tentar dizer qualquer coisa com três pasteis de nata na boca. Às vezes pode ser embaraçoso. Mas regra geral digo "bom dia". Então vai ser o quê? O "Recordzinho"?
- Não, vou antes levar o...
- Eu só digo "recordzinho" a quem me costuma pedir o "recordzinho". Eu gosto de ir ao encontro das pessoas. Normalmente digo "record", mas se o cliente tem por hábito pedir o "recordzinho", gosto de me antecipar e perguntar "É o recordzinho?". Os clientes gostam. Ou pelo menos não reclamam :) Por acaso não me recordo agora se o senhor costuma levar o record ou o recordzinho, mas não leve a mal eu ter optado por "recordzinho". Isto às vezes falha eheh.
- Pois. É o correio da manhã, se faz favor.
- Aqui tem. Engraçado, eu costumo dizer "por favor" em vez de "se faz favor". Mas claro que...
- Adeus, boa tarde.
. O 11 DE SETEMBRO DOS QUIO...
. À atenção dos accionistas...
. QUIOSQUE QUE LADRA NÃO MO...
. O CURSO DE LÍNGUAS E O RO...