Como é do conhecimento geral das pessoas de bem, há 3 tipos de não-clientes que usam o quiosque como pista de aterragem: os vendedores, os promotores e os falsificadores. Dos falsificadores já falei algumas vezes. São aqueles que falsificam uma história para usurpar o enorme poderio financeiro do quiosque. Dos vendedores hei-de falar. Sobram os chatos dos promotores, que têm também um pouquinho de vendedor e de falsificador.
Dentro dos promotores há uma espécie particularmente maçadora: o promotorius tabacus (corrijam-me se esiver errado, o meu latim está enferrujado). Tanto bicho por essas florestas fora em risco de desaparecer para todo o sempre, e o pormotorius tabacus parece que se multiplica mais depressa que um casal de ratinhos no pico do seu ciclo reprodutivo.
No fundo, o objectivo do pormotorius tabacus é encher o ponto de venda com as marcas de tabaco que representa, ou, objectivo supremo, o santo graal do pormotorius tabacus: converter um quiosque num stand exclusivo das marcas de tabaco que representa. Não é fácil, e não há relatos que algum pormotorius tabacus o tenha alcançado, mas convém estar atento, e nunca é demais referir a importância de equipar o quiosque com um kit de dardos para afastar o pormotorius tabacus.
O pormotorius tabacus usa técnicas avançadíssimas de ataque. A mais recente denomina-se "cliente-mistério" e funciona da seguinte forma. Um clientus erectus tenta por todos os meios adquirir a sua marca de tabaco preferida e a função do quioscus proprietarius é informar o clientus erectus e mostrar-lhe que existem outras marcas, nomeadamente as marcas de tabaco do pormotorius tabacus em questão. Há-de chegar o dia em que um primo afastado do pormotorius tabacus (o pormotorius tabacus clientus misterius) vai ao quiosque fazer de clientus erectus. E se lhe for apresentada como alternativa a gama de tabaco que o seu primo pormotorius tabacus indicou, o quioscus proprietarius ganha, e passo a citar pormotorius tabacus, "um faaaaaaaaaaaaaantástico pack de 8 embalagens de tabaco de enrolar!!! Ãh?? Que me diz, caro quioscus proprietarius? Olhe que os seus colegas quioscus proprietarius dizem que esta campanha é maaaaaaaaravilhosa e a ideia é faaaaaaaaaantástica!!! Ãh?? Que me diz??".
Digo-lhe que é tudo maravilhoso e fantástico, e que o sol brilha e as andorinhas chilreiam por esses lindos campos verdes como se fossem coreografias de mitocôndrias, mas que receio bem que o clientus erectus se transforme num clientus bazastius que não voltou a pôr cá os péius porque se ofendeus depois de lhe apresentarius a gamius de pormotorius tabacus além de que os seus irmãosius pormotorius tabacus não vão achar muita piadus à sua brincadeirius.
(latim mesmo enferrujado... tenho que ir ver isto...)
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