Terça-feira, 17 de Outubro de 2006

Dia 36 - Woo parte 2

Um visitante deste blog, woo, tem dado uma ajuda preciosa, quer na análise dos dados que vou publicando, quer nas sugestões que vai deixando. Aqui fica mais uma contribuição, com os respectivos comentários:

Antes de mais, Sr Ardinário, deixe-me avisá-lo que não sou especialista de Marketing, pelo que as opiniões que aqui coloco são apenas constatações numéricas (com base nas informações que disponibiliza) e “experiências”. Não lhes dê portanto a importância que deve dar a um expert (cada macaco no seu galho).
Relativamente à questão que colocou acerca da TV 7 dias, cá vai o que eu acho.
Logo num dos primeiros comentários, afirmei que os seus clientes eram predominantemente masculinos, aspecto este que pelos vistos se comprova.
Também coloquei uma série de questões para as quais, as respostas só seriam possíveis com a análise de dados estatísticos.
Pois bem, antes de mais, gostaria que me confirmasse alguns aspectos relativamente aos gráficos que tem apresentado de vendas por sexo.


a) Os valores apresentados em Y são o número de vendas por sexo?

Sim, número de vendas por sexo.

b) Se um cliente comprar 2 produtos, o que acontece?
c) São vendas apenas por visita independentemente do número de produtos e montante adquiridos?
Contou como uma única venda.

d) São contabilizadas as visitas em que não se efectua uma venda? Se não, costuma guardar essa informação?
Não são contabilizadas, nem guardo essa informação. Mas se noto que vários clientes tentam sem sucesso comprar algo que não tenho, procuro responder a essa necessidade. Um exemplo recente aconteceu com a plastificação de documentos. Vou verificar se valerá a pena investir nisso.

Para responder à sua questão relativa à colocação ou não em evidência da TV7, acho que necessita de mais dias de dados relativamente ao sexo dos seus clientes, para além de tentar saber a que horas vende mais TV7 .
Concordo. Em princípio, no início de Novembro irei fazer nova recolha de dados, mas desta vez muito mais minuciosa: quem? a que horas? o quê? quanto? Prepara-te Olegário ;)

Não sei de que forma tem o seu quiosque informatizado, mas sabendo que a TV7 “vai” para as mulheres, sabendo a que horas as mulheres visitam o quiosque e sabendo a que horas e dias vende mais TV7, pode tentar combater a falta de espaço com campanhas mais localizadas por exemplo.
Se o pico das vendas dessa revista (que tem colocado sistematicamente em destaque) ocorre entre as 13 e as 14 de 3 e 4 feira, poderá optar por colocar a revista em destaque das 12h até às 15h desses dias, substituindo por outra durante os outros períodos.
Boa bola!
Depois da recolha de Novembro já se podem confirmar esses picos.

Esta é a real importância dos dados e por isso lhe coloquei as questões quando criou o Blogue. Se conhecer os seus clientes e os seus hábitos, através de uma estatística relativamente simples, pode “ampliar” o seu quiosque rodando os destaqques das revistas e dos jornais, colocando-os à frente do que os clientes procuram em cada dia, a cada hora.
Quando colocou o “esquiço” da apresentação dos artigos, pareceu-me que estaria a procurar uma solução demasiado rígida.
Acho que de facto deverá ter algum critério na organização dos temas. Assim deverá ser, mas para cada uma das zonas, poderá sempre ir realizando destaques de acordo com os clientes que a cada momento o procuram, ou que passam por ali.

Esta rotação só é possível de efectuar na zona onde surgem os clientes. Para já, apenas coloquei o esquiço de uma das laterais. Brevemente coloco a zona principal.

Se da parte da manhã tem essencialmente homens, porquê dar grande ênfase às revistas femininas? Se à tarde, de acordo cm o que diz tem clientes que procuram tabaco, porque não destacar o tabaco ou outros acessórios numa ou outra zona privilegiada do seu quiosque a partir das 17 horas?
Não me parece que seja viável ou rentável estar a previligiar tabaco em detrimento de jornais ou revistas, produtos com um lucro bem superior.

Penso que dá para ter uma ideia da minha ideia.
Dividir o quiosque por temas, guardar as zonas de destaque para cada tema, manter a estrutura e alterar diariamente os destaques consoante o perfil do cliente alvo.
Feito e percebendo isto, poderá depois “forçar” a venda de um determinado produto, ou seja, colocá-lo em destaque às horas a que tipicamente não vende esse produto, mas que sabe que os clientes potenciais o visitam.
Dará trabalho alterar o Layout do quiosque durante o dia, recolocando (sejam) 10 pontos de destaque, mas aumentará com isso, a área do seu quiosque.

Para quem não é do ramo e está longe do "local do crime", é uma excelente análise, com óptimas dicas! Os meus agradecimentos.

A caixa de 2ª feira, algo "enganadora" devido ao tabaco:

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Em resumo...

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As rosas do final do mês de Setembro (sim, eu sei, estou atrasado...)

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... com um decréscimo significativo nas vendas.

E as newsmagazines do mesmo período...

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publicado por ardinario às 22:13
link do post | comentar | favorito
1 ardinarice:
De Anónimo a 18 de Outubro de 2006 às 13:41
E a Sábado já limpa a Visão!!!! Ah, ah, ah!


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